Se esta é a sua primeira viagem para Lisboa, tente reservar, no mínimo, 3 dias completos para explorar a cidade e assim irá conseguir conhecer os principais pontos de interesse sem ter de andar em correrias.
Lisboa não é só monumentos e museus, miradouros e ruelas cheias de história, é também Fado e a sua extensa e rica gastronomia, que aliada à arte de bem receber, vão tornar estes seus dias extremamente ricos em experiências.
Conhecendo as melhores atrações da cidade, poderá definir, em função do seu gosto, o que acha essencial visitar e o que poderá ficar de fora do seu roteiro nesta capital europeia.
Mas lembre-se que isto é apenas uma sugestão…
Se um dos dias da sua visita for segunda-feira, confirme a disponibilidade das atrações que tem em mente visitar pois a segunda-feira é o dia habitual de encerramento de alguns locais.
Sugestões para o primeiro dia
No seu primeiro dia em Lisboa sugerimos que comece por Campo de Ourique, apanhando o eléctrico 28, o mais famoso da cidade por ter um percurso que passa por vários pontos turísticos e bairros tradicionais de Lisboa.
DICA: O Lisboa Card é um cartão dá descontos em vários locais de interesse e serve como passe de transportes públicos. Muitas das principais atrações de Lisboa estão contempladas no Lisboa Card (veja aqui>>), com entrada grátis ou a preço reduzido. Poderá comprar o seu Lisboa Card na nossa receção ou em qualquer Posto de Turismo.
O elétrico 28 vai em direção ao centro da cidade, passando pela Basílica da Estrela e Chiado, mas recomendamos que saia na Rua da Conceição para poder caminhar na famosa Rua Augusta em direção à Praça do Comércio.
Pode fazer uma pausa num dos cafés aí localizados para apreciar a luz da cidade ou poderá subir ao Arco da Rua Augusta onde tem uma vista linda sobre Lisboa.
Se pretender passar mais algum tempo na zona mais antiga e comercial da cidade, percorra a Rua Augusta em direção à Praça da Figueira e no caminho faça uma paragem para comer um Pastel de Bacalhau, tão típico da nossa gastronomia.
Na Praça da Figueira, que tem uma bela vista do Castelo de São Jorge, que já abrigou um hospital e até o mercado público de Lisboa, tem também a Confeitaria Nacional, a mais antiga de Lisboa, onde se pode deliciar com inúmeras iguarias.
Na descida em direção ao Rio Tejo, pode passar pelo mítico Elevador de Santa Justa.
De volta à Praça do Comércio, passe pela Casa dos Bicos (que sobreviveu ao terramoto de 1755), que abriga a Fundação José Saramago e de lá siga para Alfama, para conhecer a Sé de Lisboa e a Igreja de Santo António.
Poderá caminhar e apreciar a paisagem nos belos Miradouros de Santa Luzia e das Portas do Sol ou então apanhar novamente o 28 até ao Mosteiro e Igreja de São Vicente de Fora e conhecer o Mercado de Santa Clara – a Feira da Ladra, apenas às terças e sábados, perto do Panteão Nacional.
Por último, visite o Castelo de São Jorge, antiga fortificação que foi recuperada. Das muralhas do Castelo terá uma vista completa e deslumbrante da toda a cidade Lisboa.
Se tiver tempo, pode visitar também o Convento da Graça e o Miradouro da Senhora do Monte (sim, Lisboa tem muitos miradouros e em cada um deles conseguimos sempre descobrir algo novo!)
Sugerimos que termine o dia numa das típicas casas de fado deste bairro, comendo o famoso caldo verde!
Vamos ao segundo dia?
Depois de uma noite bem descansada e confortável fique a conhecer o que sugerimos para o segundo dia. E se por acaso ainda não tem onde ficar, veja aqui >> a sugestão das nossas Mobile Homes
No segundo dia apanhe o bus 714, a 200m da entrada do Camping, e desça em Belém, onde estão reunidas algumas das atrações mais emblemáticas de Lisboa, da época dos Descobrimentos.
Comece por visitar o Mosteiro dos Jerónimos e a Igreja de Santa Maria de Belém, logo ao lado.
Após a visita dirija-se aos Pastéis de Belém, onde é possível não apenas provar, mas ver a sua confecção – atenção que é bem capaz de ter fila!
Perto da Praça do Império procure pela passagem subterrânea para visitar o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém.
Tem ainda aí perto, caso seja do seu interesse, o Museu Nacional dos Coches, o MAAT ou o CCB. Todos valem a visita!
Em alternativa escolha apanhar o eléctrico 15, saia no Calvário, para conhecer e desfrutar da Lx Factory, com lojas, bares, restaurantes e um terraço com uma vista fantástica do Rio Tejo e da Ponte 25 de Abril.
Pode também terminar o dia no Cais do Sodré, uma região muito badalada na noite lisboeta e visitar a famosa Rua Cor-de-Rosa (Rua Nova do Carvalho).
Para o jantar, tem inúmeras opções, mas que tal conhecer o famoso Time Out Market, no Mercado da Ribeira?
No seu terceiro dia, comece o dia bem cedo.
A 50m da entrada do Camping tem o bus 750, que o deixa no Parque das Nações, o bairro mais moderno de Lisboa.
Visite o Oceanário de Lisboa, considerado o melhor do mundo, e aproveite para passear à beira do Rio Tejo ou para andar no teleférico de Lisboa.
Aprecie a obra de arte urbana do lince ibérico, feito em lixo, do artista português Bordalo II.
Dirija-se à Estação do Oriente, cujo grande destaque é a sua cobertura de aço e vidro inspirada num conjunto de árvores, e apanhe a linha vermelha do Metro, trocando para a linha Azul, em São Sebastião, apenas para andar uma paragem. Saia no Parque – Parque Eduardo VII – e deslumbre-se num jardim estilo labirinto.
Desça para a Avenida da Liberdade, um dos principais polos de compras da cidade, e aprecie a sua arquitectura, bem como a bela calçada portuguesa, em direcção à Praça dos Restauradores.
Pelo caminho, encontrará um dos ascensores históricos de Lisboa – Ascensor da Glória – que liga a Praça dos Restauradores ao Bairro Alto.
Apanhe o ascensor até ao Miradouro de São Pedro de Alcântara, onde poderá apreciar um “postal ao vivo” da cidade de Lisboa.
De seguida visite a Igreja de São Roque, que segundo dizem tem a capela mais valiosa do mundo.
Se tiver tempo, visite, um pouco mais abaixo, o Convento do Carmo, que sobreviveu ao terramoto de 1755, permanecendo sem tecto desde essa altura.
No bairro boémio do Chiado, irá encontrar um dos cafés mais famosos de Lisboa – o Café A Brasileira, onde está a famosa estátua de Fernando Pessoa.
Da Praça Luís de Camões, pode fazer um desvio para conhecer o Elevador da Bica (o mais pitoresco de Lisboa) e o Miradouro de Santa Catarina, mais conhecido entre os Lisboetas pelo Miradouro do Adamastor. Aqui tem uma vista soberba do Rio Tejo e da Ponte 25 de Abril.
Recomendamos que deambule um pouco por esta zona para ficar a conhecer melhor Lisboa, visto ser este um dos bairros mais antigos, com ruas estreitas e empedradas e casas seculares da cidade.
Com o entardecer transforma-se num dos principais locais de divertimento nocturno e ponto de encontro de diferentes culturas e gerações.
DICA: - Na visita ao Convento do Carmo ou antes de subir no Ascensor da Glória (se tiver tempo... ou pernas), vá até ao Rossio e prove a verdadeira Ginjinha de Lisboa (a ginjinha é um licor tradicional na região de Lisboa). - Quando for ao Elevador da Bica, pare na Manteigaria e prove um Pastel de Nata... melhor do que o de ontem?! - Se tiver mais algum dia livre, poderá também visitar, nos arredores, a emblemática Vila de Sintra, com os seus palácios e a sua doçaria típica.
Divirta-se a conhecer Lisboa!
Fique a conhecer a nossa campanha de Páscoa com desconto de 35% para 3 ou mais noites.
Saiba tudo aqui >>